7 mitos sobre cuidados com a pele que você deve saber!

Investir em cuidados com a pele é essencial para quem quer manter uma aparência bonita e saudável. E, para que os resultados deste investimento apareçam, é preciso estar de olho em quais tratamentos e hábitos são realmente eficazes.

Alguns cuidados com a pele não passam de mitos, disseminados a tal ponto que muitas pessoas os tomam como verdades. Além disso, insistir em tratamentos que não são recomendados, ou pior, devem ser evitados pelo seu tipo de pele pode causar diversos transtornos.

Confira abaixo 7 mitos sobre cuidados com a pele que você deve saber

  • Para evitar o ressecamento da pele seca é preciso beber muita água.É muito importante beber água todos os dias, pois ela representa a estratégia mais eficaz para evitar e acabar com o ressecamento da pele. É preciso, também, investir na diminuição da exposição da pele aos locais com pouca umidade, ventos fortes, calor seco, álcool ou banhos demorados.Vale incluir alimentos que auxiliam na hidratação da pele, como salmão, azeite e nozes na sua dieta. Outra dica é optar por sabonetes hidratantes com óleos específicos para a pele seca e usar um bom creme hidratante.
  • Raspar a barba prejudica a pele.Na realidade, raspar a barba não prejudica a pele, mas são necessários alguns cuidados. A melhor forma de se barbear é durante o banho e optar por lavar o rosto com água morna e sabonete neutro, além de escolher um mousse de barbear e uma lâmina de qualidade.
  • Quanto mais “encorpado” for o creme hidratante, mais ele hidrata a pele.Não é verdade. O que aumenta a hidratação é a substância hidratante, aliada ao veículo escolhido (creme, loção, pomada, etc). Por exemplo, a ureia é uma substância com alto poder de hidratação, independentemente do creme ser mais ou menos encorpado.
  • Cremes anti-idade só devem ser usados após o aparecimento das primeiras rugas.Na verdade, o correto é agir exatamente ao contrário: o uso de cremes anti-idade deve ser iniciado antes do aparecimento dos primeiros sinais de envelhecimento, para preveni-los. Além disso, é importante investir em tratamentos que estimulam a produção de colágeno.
  • A pele oleosa não precisa ser hidratada.Não é verdade. Certos óleos ajudam a reduzir a quantidade de sebo produzida pela pele e conferem a ela uma melhor textura. Pular o passo da hidratação na limpeza da pele irá fazer com que ela produza ainda mais sebo.O correto a fazer é escolher o hidratante ideal para cada tipo de pele. Para as oleosas, são indicados cremes hidratantes sem óleo.
  • Usar sabonete elimina a acne.É mito acreditar que usar sabonete no rosto é o suficiente para eliminar a possibilidade de acne. Além disso, lavar o rosto muitas vezes elimina os óleos naturais que a pele produz e, ao invés de deixá-la mais limpa, isso estará aumentando a probabilidade de aparecerem espinhas.Para combater o acne, é preciso lavar o rosto suavemente com um gel de limpeza. Posteriormente, aplicar um gel específico para acne. Os géis de limpeza são muito eficazes no combate à proliferação de infecções cutâneas, como a acne.
  • Quanto mais elevado o FPS do produto, mais protegida está a pele.Os raios ultravioletas (UVA e UVB) possuem diferenças de penetração na pele e intensidades diferentes no processo de envelhecimento. O que realmente importa nos protetores solares é se eles protegem a pele desses raios, sendo este fato determinante para a escolha do FPS.

    Fonte:Dra. Cristhiane Mischiatti

7 mitos sobre cuidados com a pele que você deve saber!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Pyero Tavolazzi se firma como maior empresário de eventos de desenvolvimento humano do Brasil

Pyero Tavolazzi, fundador do Nitro 10X, cria movimento de pulsão do empreendedorismo. Após infância pobre, fundou sua própria empresa aos 26 anos, se tornando presidente do DTS Group Full Live Marketing. “Almeje dez vezes mais do que você tem agora e, se você não alcançar, ainda assim estará na frente”, afirma o empresário que realizou eventos […]

Leia mais

USA Pears apresenta os benefícios das peras americanas para dietas com base em plantas

Reduzir o consumo de carne e de outros produtos de origem animal é uma das grandes tendências da alimentação do novo ano. Pratos multicoloridos, centrados em plantas, legumes, grãos, sementes e frutas pode trazer benefícios para o corpo, como redução de riscos cardíacos, diabetes tipos 2 e obesidade. É o que explica a chef e […]

Leia mais

Anafilaxia na infância: a informação precisa chegar aos pediatras e equipes socorristas

A anafilaxia vem aumentando em criança com faixa etária entre 0 e 4 anos. No Brasil, os dados parecem se assemelhar aos dos EUA, que apresentou um aumento de 5,7 para 11,7 por 10 mil atendimentos entre os anos de 2009 e 2013.  A falta de reconhecimento dos sintomas, atraso na administração ou falta da […]

Leia mais

Dicas para evitar danos com o carro nos alagamentos

As chuvas chegaram com tudo e quem já não pegou um temporal dentro do carro, daqueles que o limpador de para-brisa não vence a quantidade de água que desaba? É nesse período que muita gente se vê em apuros no meio das enchentes. Para enfrentar as chuvas com segurança no trânsito, o engenheiro mecânico e especialista […]

Leia mais

10 dicas de segurança para o período de férias com as crianças em casa

No mês de janeiro, a maioria dos estudantes está de férias e passa boa parte desse período em casa. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 110 mil crianças são hospitalizadas anualmente vítimas de acidentes dentro de suas próprias residências. Durante o período de recesso escolar, essas ocorrências aumentam em 25%. Entre os incidentes mais […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *