A importância da gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

Existem diversas normas regulamentadoras sobre segurança do trabalho e à medida que as empresas crescem, também aumentam os riscos ligados à saúde do trabalhador, por isso, a gestão de SST (Saúde e Segurança do Trabalho) é muito importante.
A gestão de SST deve trabalhar com a prevenção para que os ambientes de trabalhos sejam seguros. Ou seja, quando ocorre um acidente é porque a gestão não foi eficiente ou porque o colaborador foi imprudente. Raphael Garcia, CEO da OCUPPE – Prevenção e Proteção ao Trabalho, explica essa importância, acompanhe!

Como funciona?
A área de saúde e segurança do trabalho tem muitos pontos importantes que vão desde a parte básica dos exames clínicos, que compõem o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), até a realização de projetos de equipamentos de proteções coletivas (EPCs), descrição de operação de equipamentos e ainda treinamentos de segurança.
A importância da gestão de SST é justamente para controlar essas obrigatoriedades conforme cada segmento e riscos existentes e renovações, como:

  • Fazer treinamentos periódicos e reciclagem antes do vencimento;
  • Realizar exames de saúde ocupacional dos colaboradores antes de seu vencimento;
  • Realizar avaliações qualitativas e quantitativas;
  • Atualizar os programas de SST;

Todos esses documentos têm data de validade ou necessidade de atualização constante conforme estabelecido nas NRs especificas. Por isso, a gestão vem antecipar o evento para que você não perca esses prazos. Isso porque, pela legislação, após perder um prazo você já está passível de multa.

Quais são os principais aspectos da gestão de SST?

Aumento de produtividade e evita prejuízos – Implementar normas de saúde e segurança do trabalho aumenta a produtividade da empresa, pois o colaborador se sente valorizado, o número de afastamentos e custos decorrentes de acidentes e doenças ocupacionais diminuem.
Profissionais qualificados – o conhecimento específico da área é fundamental para que se desenvolva programas que ajudam a prevenir quaisquer danos à empresa e funcionário. Um programa ou treinamento de SST desenvolvido de qualquer jeito, gera a ilusão de que a empresa esta atendendo a legislação, podendo ser surpreendida em uma perícia ou até mesmo fiscalização.
Equipe multidisciplinar – Existem diversas normas obrigatórias a respeito de Saúde e Segurança do Trabalho que toda empresa deve seguir. Para realizar uma gestão de SST, deve-se ter um conhecimento profundo sobre elas, evitando multas e prejuízos. Por isso é muito importante realizar a gestão de SST com uma equipe multidisciplinar ou invés de apenas uma pessoa.
Antecipa acidentes – a gestão de SST é importante para a prevenção de acidentes. Dessa forma, com as verificações no ambiente de trabalho e constantes atualizações dos programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, somando com o treinamento correto, os colaboradores entendem sua importância e utilizam os equipamentos corretamente.
Treinamentos – Os treinamentos são muito importantes. Por isso, é função da gestão de SST verificar o quanto ele foi eficaz, se foi feito corretamente e os momentos ideais de realizar as reciclagens, quando aplicável. Dessa forma, muitos acidentes são evitados.

Gestão terceirizada

Apesar de existirem normas obrigatórias, muitos empresários não as conhecem e, por isso, é importante a contratação de uma empresa especializada, já que uma gestão terceirizada irá executar todo o trabalho voltado para o cumprimento das normas vigentes, não permitindo que a organização sofra penalidades e com custos muito mais atrativos do que compor um departamento interno voltado para essa tarefa. Também irá ajudar na implementação de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança adequado à realidade daquela empresa.
A terceirização da gestão de SST trabalha oferecendo auxílio para as empresas que ainda não possuem um setor de segurança ou que precisam de algum complemento como o apoio de profissionais especializados para o departamento já existente.
Uma das vantagens de terceirizar a gestão de SST é que a empresa contratada tem o conhecimento específico de Saúde e Segurança do Trabalho que são necessários através de uma equipe multidisciplinar. A Segurança do Trabalho se aplica a empresas de todos os segmentos, no entanto, cada um tem suas características e riscos específicos, e uma consultoria irá identificar cada um.

A importância da gestão de Saúde e Segurança do Trabalho



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Brasil é quinto no ranking global de consumo de produtos antiacne

Por essa muita gente não esperava:  O mercado brasileiro de produtos para tratamento da acne atingiu R$ 537,9 milhões em 2019, registrando crescimento de 5,7% em relação a 2014, quando as vendas foram de R$509,1 milhões, segundo a Euromonitor. No ranking global, liderado pelos Estados Unidos, o Brasil aparece na quinta posição. Juntas, L’Oréal, Johnson & […]

Leia mais

L’Oréal Brasil quer construir ‘beleza do futuro’ inclusiva e sustentável

Um caminho urgente e sem volta. É assim que a presidente da L’Oréal Brasil, An Verhulst-Santos, descreve os desafios ambientais que governos, empresas e sociedade enfrentam e enfrentarão nos próximos anos. Pensando nisso, a empresa lançou este ano seu novo compromisso de sustentabilidade, L’Oréal para o Futuro, com metas sociais e ambientais para 2030. “Chegamos […]

Leia mais

Fundador da Natura afirma que ‘recursos para investir na Amazônia existem’

No ano em que a Amazônia virou notícia em todo o mundo, com o aumento do desmatamento e enorme pressão de investidores estrangeiros, o setor privado decidiu se reunir em busca de soluções para o assunto que passou a ser encarado como uma questão econômica. Em conferência organizada pelo Itaú Unibanco para tratar da maior […]

Leia mais

Empresa permite que clientes naveguem por corredores de supermercado com tecnologia 3D

Fazer compras online tem suas vantagens, mas muitas pessoas sentem falta de caminhar pelos corredores de lojas e supermercados para ver de perto o que comprar. Pensando nisso, o Inabuggy, serviço canadense de entrega de mantimentos, decidiu criar uma experiência de compra virtual em 3D que permite que os clientes “caminhem” pelos corredores de um […]

Leia mais

Dez anos depois de iniciar o processo que transformou o Boticário em uma holding com sete marcas e diversos canais de distribuição, Artur Grynbaum conduz uma nova mudança

Dez anos depois de iniciar o processo que transformou o Boticário em uma holding com sete marcas e diversos canais de distribuição, Artur Grynbaum conduz uma nova mudança organizacional na companhia, que passa a trabalhar com um modelo mais centralizado para tecnologia, logística e marketing. Desta vez, começa por sua posição: em março ele deixa […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *