Especialista alerta sobre os perigos do álcool para o coração

Dia 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, uma doença crônica que, além da dependência psicológica e dos problemas causados ao sistema digestivo, causa uma série de doenças ligadas ao coração.

“O uso crônico de álcool e em quantidades excessivas pode trazer diversos problemas ao coração e inclusive levar à morte”, alerta o cardiologista Luiz Claudio Mendes Carvalho, membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e diretor do Instituto Santista de Hemodinâmica e Center Med Santos. “Também o consumo em grandes quantidades pode ser um gatilho para muitas doenças”, afirma.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, ocorrem mundialmente mais de 3 milhões de mortes todos os anos devido ao uso nocivo do álcool, o que representa 5,3% de todas as mortes mundiais – na faixa etária de 20 a 39 anos, este número sobe para 13,5% do total de mortes.

Para o coração, a lista de doenças ocasionadas pelo excesso de álcool é extensa. Entre elas está a miocardiopatia alcóolica, que tem como consequência a insuficiência cardíaca. “Com o tempo o álcool leva ao enfraquecimento das células do coração, o qual acaba se dilatando e perde a função de bombear o sangue para nosso organismo”, explica o médico. Outras consequências são o infarto e a morte súbita, arritmias cardíacas, o desenvolvimento de hipertensão arterial e o acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo o especialista, mesmo que alguns estudos na área indiquem que doses pequenas de algum tipo de bebida alcoólica diariamente possam ser benéficas ao coração, o risco à saúde a longo prazo é muito maior. “É preciso lembrar que o álcool está relacionado a mais de 200 tipos de doenças, então ao recomendarmos a ingestão de determinadas bebidas para as pessoas, podemos estar ajudando a induzir o desenvolvimento de outras patologias”, comenta.

Alerta para o Carnaval: combinação de álcool e
energéticos é uma bomba para o organismo

E aqui vai um alerta para este período de Carnaval aos que costumam fazer associação de álcool com energéticos: “esta é uma verdadeira bomba no organismo”, afirma o cardiologista Luiz Claudio Mendes Carvalho, que comenta que isso pode ser explicado pois acontece elevação da pressão arterial e arritmias cardíacas, aumentando também o risco de infarto, avc e morte. “Nessa mistura, o álcool causa euforia e o energético potencializa seus efeitos, já que uma latinha equivale a três xicaras de café”, explica.

Somada à cafeína, os energéticos possuem uma substância chamada taurina, que juntas aumentam a produção de adrenalina, levando a uma maior tensão nervosa e irritabilidade.  “Além dessa, a associação de álcool com outras drogas também é extremamente deletéria. Por exemplo, o uso de álcool mais cocaína pode levar o usuário ao infarto e até mesmo a morte.  A associação entre os dois leva à produção de uma substância chamada cocaetileno que acelera o processo de inflamação das artérias do coração”, alerta.

Importante lembrar, ainda, que o uso exagerado de bebidas alcoólicas está associado a acidentes de trânsito, a uma série de transtornos comportamentais e à incidência de doenças infecciosas, como tuberculose e HIV/Aids. “Do ponto de vista clínico, é possível reverter alguns danos causados pelo álcool à saúde caso haja cessação do hábito de ingerir bebidas alcóolicas, como, por exemplo, a redução da pressão arterial e diminuição de ocorrências de arritmias cardíacas. Porém, há outras situações, em que não será possível a reversão. Por isso, não consumir bebidas alcoólicas é sempre a melhor forma de prevenção”, finaliza o médico.

Especialista alerta sobre os perigos do álcool para o coração



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Leilão de carros online: saiba como funcionam e quais os benefícios

Em tempos em que muitas cidades brasileiras estão sob quarentena, devido à pandemia do covid-19, eventos presenciais e aglomerações precisam ser evitados para evitar o contágio com o novo coronavírus, o que está fazendo com que muitas empresas privilegiem o canal online como forma de contato com compradores e de expôr os produtos que trabalha. […]

Leia mais

Clínica Osmilto Brandão retoma atendimento médico no Mundo Plaza

As consultas médicas na Clínica Osmilto Brandão serão retomadas na próxima terça-feira (14), apenas na unidade Mundo Plaza. Os pacientes poderão agendar um horário pelo telefone (71) 3204-5650 ou Whatsapp (71) 98802-6460. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.  Para assegurar o bem-estar dos pacientes e de toda a equipe da […]

Leia mais

Slaviero adota Home Office de equipe do Corporativo

A Slaviero Hotéis tomou medidas de precaução contra o avanço do Covid-19 seguindo as normas mundiais da OMS e do governo brasileiro, e produziu 3 materiais com foco na comunicação interna, dos quais constam manuais de prevenção e higiene de todas as suas áreas, equipamentos e rotinas da operação e administração de suas 30 unidades. […]

Leia mais

Marca lança tapete higiênico para pets com alta tecnologia em absorção

A Dog’s Care, acaba de lançar mais uma novidade: o Eco Tapete Higiênico High Premium. Um de seus diferenciais frente aos concorrentes é a camada extra-seca na superfície, o Dog Sec. A tecnologia desenvolvida pela empresa acelera a secagem da urina por meio da passagem rápida para a camada inferior, sem deixar que o líquido […]

Leia mais

Ford desenvolve tecnologia para evitar acidentes de ciclistas com portas abertas          

A Ford apresentou na Europa uma tecnologia para ajudar a evitar um tipo de acidente que tem se tornado comum com o aumento do número de motos, bicicletas e patinetes nas ruas: a colisão causada pela abertura de porta de carros estacionados – ver o vídeo. O “alerta de abertura de porta” emite sinais visuais e […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *