Morre aos 89 anos, a cantora Angela Maria!

Que tristeza! A maravilhosa Angela Maria morreu aos 89 anos, após 34 dias internada num hospital particular de São Paulo. O falecimento da cantora foi anunciada em um depoimento no Facebook pelo amigo Thiago Marques Luiza, na madrugada deste domingo (30). A causa da morte ainda não foi divulgada. O velório está marcado para este domingo, a partir das 10h, no Cemitério Congonhas, em Vila Sofia, São Paulo.

“Com o maior pesar do mundo informo a todos vocês que a maior cantora do Brasil, a nossa Rainha Angela Maria, não está mais entre nós. Foram 89 anos de vida e quase 70 de sucesso, reconhecimento, carinho e respeito de todo povo brasileiro. Não houve (e por certo não haverá) nenhuma cantora na nossa música com história semelhante em termos de produtividade, importância e longevidade. Tenho muito orgulho de ter Angela Maria na minha história e, principalmente, de ter dado a elas todas as flores em vida. Para sempre te amarei, estrela da nossa canção popular.”

Abelim Maria da Cunha, verdadeiro nome de Ângela Maria, nasceu em Macaé, Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1928. Filha de pastor protestante, passou a infância nas cidades fluminenses de Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti, e desde menina cantava em coro de igrejas.

Angela Maria foi operária tecelã, mas sonhava com o rádio, embora a família fosse contra a carreira artística.Por volta de 1947, começou a frequentar programas de calouros. Apresentou-se no “Pescando Estrelas”, de Arnaldo Amaral, na Rádio Clube do Brasil (hoje Mundial), na “Hora do Pato”, de Jorge Curi, na Rádio Nacional, e no programa de calouros de Ari Barroso, na Rádio Tupi.

Usando o nome de Angela Maria, para não ser descoberta pela família, participou também do “Trem da Alegria”, dirigido pelo “Trio de Osso” – os magérrimos Lamartine Babo, Iara Sales e Heber de Bôscoli -, na Rádio Nacional.

Nessa época, era inspetora de lâmpadas numa fábrica da General Eletric e, decidindo tentar realmente a carreira de cantora, abandonou a família e foi morar com uma irmã no subúrbio de Bonsucesso.

Em 1948 conseguiu lançar-se como crooner no Dancing Avenida, onde impressionou os compositores Erasmo Silva e Jaime Moreira Filho, que a apresentaram a Gilberto Martins, diretor da Rádio Mayrink Veiga. Feito o teste, começou carreira na emissora.

Firmando-se a partir de 1950 como intérprete, em 1951 estreou na Victor em disco com “Sou feliz” e “Quando alguém vai embora”. No ano seguinte, sua gravação do samba “Não tenho você” bateu recordes de venda, marcando o primeiro grande sucesso de sua carreira.

Durante a década de 1950, atuou intensamente no rádio, apresentando-se nas rádios Nacional e Mayrink Veiga, como a estrela de “A Princesa Canta”, nome derivado de seu título de “Princesa do Rádio”, um dos muitos que recebeu em sua carreira.

Em 1954, em concurso popular, tornou-se a “Rainha do Rádio”, e no mesmo ano estreou no cinema, participando do filme “Rua sem sol”, de Alex Viany.

Apelidada “Sapoti” pelo presidente Getúlio Vargas, tornou-se a cantora mais popular do Brasil durante a década de 1950, alcançando os maiores êxitos com os sambas-canções “Fósforo queimado”, “Vida de bailarina”, “Orgulho”, “Ave Maria no morro”, “Lábios de mel” e “Babalu”.

Um de seus grandes êxitos na segunda metade da década de 1960 foi a canção “Gente humilde”. Em 1975, com 25 anos de carreira, preferia apresentar-se em clubes do interior ou em churrascarias das grandes cidades, ambientes onde, ao contrário da televisão e das boates sofisticadas, sentia mais de perto a reação do povo.

Em 1982 foi lançado o LP Odeon com Angela Maria e Cauby Peixoto, primeiro encontro em disco dos dois intérpretes. Em 1992 apresentou-se com Cauby no show Canta Brasil, com grande sucesso de público, sendo lançado em disco Angela e Cauby ao vivo.

Em 1996, foi contratada pela gravadora Sony Music e lançou o CD “Amigos”, com a participação de vários artistas como Roberto Carlos, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Chico Buarque, entre outros. O trabalho foi um sucesso, celebrado num espetáculo no Metropolitan (Claro Hall), no Rio de Janeiro, e um especial na Rede Globo. O disco vendeu mais de 500 mil cópias.

Angela Maria com o seu marido Daniel D’Angelo.

Morre aos 89 anos, a cantora Angela Maria!



VEJA MAIS SOBRE Famosos


Catherine Zeta-Jones será ‘Mortícia’ em remake da Netflix

A poderosa Catherine Zeta-Jones fará o papel de Mortícia em “Wednesday”, nova série da Família Addams. A vencedora do Oscar é a mais recente adição ao elenco da próxima produção de Tim Burton para a  “Netflix”. Com oito episódios, a trama percorre a história de amadurecimento da jovem Wandinha enquanto estuda na Nevermore Academy, onde […]

Leia mais

Camila Montovani se emociona com menina trans de 9 anos que confrontou autoridades: “Me atacam desde os 4 anos de idade!”;

Sempre batalhando contra o preconceito, a exuberante modelo trans Camila Montovani, que está em temporada de estudos em Londres, ficou emocionada com a coragem  de uma menina trans de 9 anos que confrontou e envergonhou os senadores do Texas em um discurso emocionante. Na última segunda-feira, em uma sessão do comitê de assuntos do Estado […]

Leia mais

Hugh Jackman celebra 25 anos de casamento

O ator Hugh Jackman comemorou 25 anos de casamento com a atriz Deborra-Lee Furness com uma postagem fofa em sua conta oficial do Instagram. O astro de “Os Miseráveis” e “X-Men” homenageou a esposa com fotos da cerimônia e avisou que ainda há muito por vir no casamento. “Serei pra sempre grato por poder compartilhar […]

Leia mais

Poderosa é ela! Kim Kardashian é oficialmente bilionária

Kim Kardashian, que iniciou sua carreira com o reality show “Keeping Up with The Kardashians”, foi incluída, pela primeira vez, na lista de bilionários do mundo pela revista “Forbes”. A “Forbes” estima que Kardashian, de 40 anos, “soma agora US$ 1 bilhão, subindo de US$ 780 milhões em outubro, graças a duas empresas lucrativas – […]

Leia mais

Filho de Vin Diesel entra para o elenco de “Velozes 9”

Vin Diesel vive dizendo que a franquia “Velozes e Furiosos” é uma família — mas, no próximo longa da saga, isso vai ser mais literal do que nunca. Segundo o TMZ, o filho do astro, Vincent Sinclair, vai interpretar o jovem Dominic Toretto em um flashback. O site afirma que Sinclair, que atualmente tem 10 […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *