Só não gosta de ler quem ainda não encontrou o livro certo

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro revelou que o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano. Pode parecer bastante, mas os franceses, por exemplo, chegam a ler mais de 20 obras no mesmo período. O que explica então o desinteresse pela leitura, especialmente entre os mais jovens, no nosso país?

Acredito que estas estatísticas negativas sobre leitura estão, em parte, ligadas à obrigatoriedade de ler os grandes clássicos da literatura brasileira durante o ensino básico. Não me entenda mal, não estou criticando os clássicos, longe de mim.

O que quero dizer é que a maioria das pessoas tem dificuldade em ler e interpretar a linguagem rebuscada dessas narrativas. Esta formalidade, aliada à obrigação imposta sobre estas leituras, acaba criando um afastamento entre os jovens e a literatura que infelizmente se estende para a vida toda.

Há algum tempo, em uma conversa de família, soube que minha sobrinha de 15 anos, que até então não gostava de livros, finalmente descobriu sua paixão pela leitura. Isso aconteceu porque ela estava lendo um livro que despertou seu interesse.

Este caso retrata minha crença que defendo quase como um mantra: a pessoa diz não gostar de ler até ler um livro que gosta. Não acho que o ser humano seja avesso à leitura. Acredito apenas que cada um tem estilos, gostos e interesses diferentes.

Desde que comecei a escrever romances profissionalmente, tento reverter este movimento contra a leitura que parece ter se enraizado na nossa cultura. Na verdade, todas as pessoas que não leem hoje são potenciais leitores, basta encontrar o livro certo.

Como escritora, uso meu ativismo pró-leitura para enfatizar a importância dos livros no desenvolvimento humano. Inclusive, costumo indicar três caminhos para quem não gosta de ler descobrir como identificar os títulos certos para investir seu tempo.

Para saber quais são os seus gêneros literários preferidos, basta analisar os filmes e séries que você mais assiste. Depois, vale procurar os trabalhos de autores destes gêneros e ler resenhas de livros escritos por eles para encontrar aquele que mais chama a sua atenção.

Tem ainda a regra 80/20: se você leu 20% do livro e não gostou, o melhor é deixá-lo de lado e começar uma nova leitura. Se até ali você não se encantou por aquela história, talvez não seja o livro certo ou mesmo o momento ideal para ele.

Se você conhece alguém que se encaixa neste perfil de brasileiros que não gostam de ler, sugira estas técnicas. Pode ser o incentivo necessário para que mais uma pessoa descubra o potencial dos livros e se apaixone pelo universo mágico da literatura.

Luciana de Gnone é escritora e lançou recentemente o romance policial “Evidência 7: Segredo Codificado”.

Só não gosta de ler quem ainda não encontrou o livro certo



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Viva a tecnologia! Novo sistema de iluminação vai reduzir em 68% os gastos de energia do Cristo Redentor

No último dia 17, o Cristo Redentor recebeu um novo sistema de iluminação, mais moderno e econômico. A nova iluminação, patrocinada pela empresa de energia Enel, faz parte de uma série de homenagens e benfeitorias que vêm celebrando os 90 anos do monumento desde o ano passado. O número de refletores foi reduzido de 280 […]

Leia mais

Ralph Lauren homenageia universidades negras

Em uma parceria inédita com duas faculdades historicamente negras, Morehouse e Spelman, a Ralph Lauren lança uma coleção de edição limitada inspirada em ambas as instituições, bem como uma doação para um fundo de bolsas HBCU (faculdades e universidades historicamente negras). Inspirando-se nas roupas de campus dos anos 1920 e 1950 em ambas as HBCUs, […]

Leia mais

Lewis Hamilton terá um documentário para chamar de seu

Lewis Hamilton irá ganhar um documentário.  A Apple TV+ anunciou que assinou um contrato com o britânico para produzir uma série sobre a carreira do sete vezes campeão mundial da Fórmula 1. O projeto, que ainda não tem nome, será dirigido pelo britânico Matt Kay, que assina o curta “Ela luta Sumô”, de 2018, e […]

Leia mais

Como escolher o melhor vibrador para você

Escolher o melhor vibrador para você pode ser uma tarefa árdua. Embaraçoso, até. Não que deveria ser. Usar brinquedos sexuais em geral é uma maneira infalível de elevar sua rotina de autocuidado , levando o sexo em parceria e a masturbação a novos patamares, reforçando os benefícios do orgasmo. Deve ser empoderador, divertido e estimulante […]

Leia mais

O verão pede aumento no cuidado com a irrigação e corte do jardim

O sol é fundamental para o desenvolvimento de plantas, jardins e gramados, além de ser uma fonte essencial de energia. No entanto, o alto índice de calor gerado nesses dias cada vez mais quentes de verão podem comprometer o desenvolvimento das plantas, exigindo maior cuidado e atenção com a manutenção e irrigação.   Ferramentas para […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *