Só não gosta de ler quem ainda não encontrou o livro certo

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro revelou que o brasileiro lê em média 4,96 livros por ano. Pode parecer bastante, mas os franceses, por exemplo, chegam a ler mais de 20 obras no mesmo período. O que explica então o desinteresse pela leitura, especialmente entre os mais jovens, no nosso país?

Acredito que estas estatísticas negativas sobre leitura estão, em parte, ligadas à obrigatoriedade de ler os grandes clássicos da literatura brasileira durante o ensino básico. Não me entenda mal, não estou criticando os clássicos, longe de mim.

O que quero dizer é que a maioria das pessoas tem dificuldade em ler e interpretar a linguagem rebuscada dessas narrativas. Esta formalidade, aliada à obrigação imposta sobre estas leituras, acaba criando um afastamento entre os jovens e a literatura que infelizmente se estende para a vida toda.

Há algum tempo, em uma conversa de família, soube que minha sobrinha de 15 anos, que até então não gostava de livros, finalmente descobriu sua paixão pela leitura. Isso aconteceu porque ela estava lendo um livro que despertou seu interesse.

Este caso retrata minha crença que defendo quase como um mantra: a pessoa diz não gostar de ler até ler um livro que gosta. Não acho que o ser humano seja avesso à leitura. Acredito apenas que cada um tem estilos, gostos e interesses diferentes.

Desde que comecei a escrever romances profissionalmente, tento reverter este movimento contra a leitura que parece ter se enraizado na nossa cultura. Na verdade, todas as pessoas que não leem hoje são potenciais leitores, basta encontrar o livro certo.

Como escritora, uso meu ativismo pró-leitura para enfatizar a importância dos livros no desenvolvimento humano. Inclusive, costumo indicar três caminhos para quem não gosta de ler descobrir como identificar os títulos certos para investir seu tempo.

Para saber quais são os seus gêneros literários preferidos, basta analisar os filmes e séries que você mais assiste. Depois, vale procurar os trabalhos de autores destes gêneros e ler resenhas de livros escritos por eles para encontrar aquele que mais chama a sua atenção.

Tem ainda a regra 80/20: se você leu 20% do livro e não gostou, o melhor é deixá-lo de lado e começar uma nova leitura. Se até ali você não se encantou por aquela história, talvez não seja o livro certo ou mesmo o momento ideal para ele.

Se você conhece alguém que se encaixa neste perfil de brasileiros que não gostam de ler, sugira estas técnicas. Pode ser o incentivo necessário para que mais uma pessoa descubra o potencial dos livros e se apaixone pelo universo mágico da literatura.

Luciana de Gnone é escritora e lançou recentemente o romance policial “Evidência 7: Segredo Codificado”.

Só não gosta de ler quem ainda não encontrou o livro certo



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Turismo de beleza do RJ de braços abertos para o turista estrangeiro beneficiado câmbio favorável e amedrontado pela Ômicron

Fatores como segurança hospitalar, fama internacional e custo reduzido tem atraído cada vez mais os estrangeiros a virem ao Brasil exclusivamente para realizar cirurgias e outros procedimentos estéticos. Segundo o Ministério do Turismo, os eventos de estética vêm impulsionando as viagens de negócios no país, tornando- se líder no setor de turismo estético e tendo […]

Leia mais

Como usar o LinkedIn em seu planejamento de carreira: Uma grande oportunidade de negócios

Empreender ou buscar emprego? Qualquer uma das opções ganha um incremento significativo quando a ferramenta Linkedin passa a fazer parte do método de busca, gerando excelentes oportunidades de negócios, seja do ponto de vista de busca de novos clientes ou do ponto de vista da busca de um novo emprego/carreira. Hoje em dia, os profissionais […]

Leia mais

Apple anuncia novos AirPods 3 com áudio espacial e design similar aos AirPods Pro

No último dia 18, a Apple realizou seu evento  não apenas para revelar seus novos processadores proprietários M1 Max e M1 Pro, como produtos que estreiam as novas plataformas e a tão esperada terceira geração dos AirPods. O novo AirPods 3 chega este ano como uma aguardada atualização em relação aos modelos anteriores. Além de […]

Leia mais

Príncipe William critica bilionários por corrida espacial

O príncipe William disse, em entrevista para a BBC, que empreendedores bilionários deveriam se concentrar em achar soluções para salvar a Terra, em vez de se dedicar ao turismo espacial. Na opinião dele, grandes mentes e cérebros deveriam estar “tentando consertar este planeta, e não tentando encontrar o próximo lugar para se viver”. As declarações […]

Leia mais

McDonald’s vai celebrar os 50 anos de Disney World

O McDonald’s já começou a celebrar os 50 anos de Walt Disney World Resort, e miniaturas de personagens da Disney farão parte do “Happy Meal”, a versão americana do “McLanche Feliz”. Serão, ao todo, 50 bonecos diferentes, os quais são os mesmos da coleção “Disney Fab 50 Character Collection”. Alguns estarão vestidos com as fantasias inéditas […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *