Artigo – A saúde nas fases da vida das mulheres!

Da infância até uma idade mais avançada, as mulheres necessitam de atenção especial para que a saúde fique em dia.

ATÉ 15 ANOS

Período de grandes mudanças hormonais, normalmente é quando acontece a primeira consulta ginecológica. Serve para orientar as adolescentes e seus familiares sobre a menarca, higiene íntima, identificar alterações hormonais, métodos contraceptivos e identificar alguma má-formação do aparelho reprodutor.

20 ANOS

Aqui as consultas já são mais regulares, assim como os exames de rotina e rastreamento e o foco das mulheres está relacionado aos métodos contraceptivos, DSTs e vacinação (HPV).

30ANOS 

Nessa fase há procura anual para avaliação da saúde em geral, dúvidas sobre futuro reprodutivo e preservação de fertilidade, rastreamentos específicos de acordo com risco hereditário de doenças, correção de alterações hormonais e menstruais e manutenção de anticoncepção.

40 ANOS

Podem estar presentes sintomas de climatério, que é a fase de transição do período fértil para o não reprodutivo. Nesta faixa etária é importante avaliar como a mulher está nesta transição e se há necessidade de controle de efeitos colaterais dos ciclos irregulares, da função sexual, do controle de peso e saúde em geral, para que entre na menopausa futuramente sem riscos cardiovasculares, de osteoporose, sintomas importantes de menopausa, e sem risco aumentado para doenças malignas.
Nesta faixa etária, além dos exames de rastreamento habitual, entra a mamografia na rotina anual, para detecção de lesões mamárias pré malignas ou com risco de malignidade.

APÓS OS 50 ANOS 

Aqui a Menopausa já é uma verdade na maioria das mulheres, e estas precisam ficar atentas a todos sinais do corpo. Check-ups completos são indicados. Terapia de Reposição Hormonal é bastante procurada pelas mulheres nessa fase de vida, e aqui as orientações sobre quem tem benefício nesta terapia são bastante importantes.

FALTA DE TEMPO NÃO PODE SER DESCULPA PARA SUA SAÚDE!

Rotina atribulada? Reuniões, viagens e excesso de compromissos?

Falta de tempo não pode ser desculpa para sua saúde!

5 Dicas simples para ajudar na sua saúde mesmo com a agenda corrida:

– EXAMES DE ROTINA – mesmo para as mulheres assintomáticas e independente da idade, fazer os exames solicitados na consulta de rotina é fundamental para a prevenção de doenças e cuidado da saúde sexual e reprodutiva. Para cumprir todas suas obrigações, você vai precisar estar em dia com a sua saúde. Pense nisso!

– INTERPRETAR OS SINAIS DO CORPO – dores mamárias, corrimentos, acne, queda de cabelo e irregularidade no ciclo menstrual podem ser alguns dos sintomas que você esteja estressada. Caso as metas e desafios não possam ser alterados, mude algo na sua rotina para buscar acalmar (exercícios/meditação/descanso/alimentação balanceada/suplementação).

– CONTRACEPÇÃO – opte por métodos modernos contraceptivos que não dependam das tomadas diárias. Implantes subcutâneos e dispositivos intrauterinos podem ser excelentes opções, quando indicados para você, para evitar o esquecimento.

– MENSTRUAÇÃO – no período menstrual, carregue na bolsa pelo menos 6 absorventes para serem trocados durante o dia, mantendo conforto e proteção diária. A troca a cada 4h ajuda afastar doenças e infecções.

– LENÇO ÍNTIMO – em viagens e visitas externas, acabamos usando banheiros públicos . Podemos nesses casos de forma esporádica e em situações de emergência, lançar mão desses lenços. Utilize os hipoalergênicos, dermato e ginecologicamente testados. O lencinho é para passar da frente para trás e apenas uma vez!

 

OVOS, CARNE, PEIXE E FRANGO NA GESTAÇÃO

*para as mulheres não vegetarianas ou veganas

Você sabe por que ingerir ovos, carnes vermelhas, peixe e frango na gravidez é importante?
Porque esses alimentos são ricos em ferro, que irá prevenir a anemia, e proteínas.
E as proteínas são responsáveis por construir, manter e renovar os tecidos da mamãe e do bebê.

São indicadas 2 porções ao dia (60 a 100 gramas de proteína por dia), variando entre as escolhas:

Ovos: rico em vitaminas A, B, D, E, e em zinco, selênio e magnésio, minerais antioxidantes importantes para o organismo.  A colina presente no ovo é importante para as gestantes, pois reduz os riscos de problemas no fechamento do tubo neural do feto que é necessário para elaborar a calota craniana e a coluna vertebral do pequeno. Consumo: bem cozido. Não ingerir cru ou com a gema mole, pois há o risco de infecções intestinais como a salmonela.

Carnes: a carne vermelha é rica em proteína de alto valor biológico as quais contém todos os aminoácidos essências para o desenvolvimento físico, cerebral e de todos os órgãos e também do crescimento adequado.
Consumir: cozida e bem passada e de preferencia as carnes congeladas previamente ao preparo, principalmente, para evitar infecção por Toxoplasmose.

Peixes: ricos em Ômega 3, contribuem para desenvolvimento neurológico fetal e contribui para o desenvolvimento neuro-cognitivo da criança.
Optar por peixes de menor concentração de mercúrio: chaputa, anchovas, bagre, moluscos, lagostas, ostras, salmão, sardinha, camarão, lula, tilápia, bacalhau, abadejo, vieiras e truta.

Frango: Fonte de proteína de alto valor biológico. Consumir frango de boa
procedência e conservação, de preferencia previamente congelado; evitar contaminação dos alimentos ao redor do preparo, ao lavar o frango cru, por exemplo, e espalhar bactérias, e sempre ingerir frango bem cozido, preparado em altas temperaturas (evitar contaminação por Listeria e Salmonella que trazem riscos a gestante e feto).

GATOS X GRÁVIDAS – ESTOU GRÁVIDA, PRECISO ME DESAFAZER DO MEU GATO?

O temor está associado a toxoplasmose. Muitas pacientes, mesmos as que não possuem gatos, tem dúvidas relacionadas ao convívio e contato com eles.
.
Toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo parasita Toxoplasma gondii. Pode causar graves complicações para o bebê: danos cerebrais, problemas oculares, prematuridade, abortos e natimortos são alguns dos riscos.
.
Infelizmente criou um mito que a toxoplasmose é a “doença dos gatos”. Pois os felinos são os únicos animais que, se infectados com o Toxoplasma, expelem os oocistos (ovos da toxoplasmose) nas fezes.
Ainda assim, os oocistos só poderão infectar uma pessoa se ele ficar exposto por mais 48horas e a pessoa ingeri-los.
.
As grávidas podem manter o convívio com os gatos, seguindo as PRECAUÇÕES:
– limpar a caixa de areia diariamente utilizando luvas e lavar as mãos depois;
– preferencialmente que outra pessoa limpe a caixa de areia;
– alimentar os gatos com ração;
– manter os gatos em casa para diminuir a chance deles contraírem o parasita fora;
– evitar manuseio de terra ou areia sem luvas (jardins ou bancos de areia em parquinhos podem conter oocistos);
– sempre lavar as mãos após contato com os gatos e
– fazer exame de sangue no gato para saber se ele está contaminado.

Se a gestante já foi infectada anteriormente (até 6 meses antes de estar esperando bebê), desenvolveu imunidade.

No PRÉ-NATAL é possível, através do rastreamento sorológico, identificar se a mulher já teve contato com o toxoplasma e possui a imunidade ou diagnosticar a contaminação – daí seguir para a profilaxia e tratamento.

 

TRABALHO DE PARTO: Sintomas e quando ir para o hospital

 

Do início das contrações até a hora de ir com segurança para o hospital: * Fases do parto normal: Pródromos, fase latente, fase ativa e fase expulsiva
* Contrações de parto
* Contrações de Braxton Hicks
* O que é Parto humanizado
* Parto Normal Quando ir Para o Hospital
* Dilatação no parto normal
* Dor das contrações do parto natural
* Anestesia * Partograma
* Analgesia de parto
* Bolsa rota (bolsa estourou)
* Parto de emergência. Quais são os sinais de alerta que merecem atenção especial e conclusão.

 

CONTRACEPÇÃO NO PÓS-PARTO E AMAMENTAÇÃO

 

A vida com a chegada do bebê é uma loucura deliciosa, certo? Mas você teve tempo de pensar “Como me cuidar para não engravidar já nessa fase?”.

Estudos têm mostrado que um bom intervalo entre um parto e outro varia de 18 a mais de 23 meses.

Durante o Aleitamento está contraindicado o uso de Estrogênio (pílulas – injetáveis – adesivos – anel vaginal) pois este hormônio reduz o leite atrapalhando a amamentação, além de passar pelo leite prejudicando o desenvolvimento do bebê.
Portando, podem ser indicados durante o Puerpério e Aleitamento (logo após a “quarentena”):
* DIUs (prata, cobre ou hormonal – alta eficácia e proteção por 5 anos.
* Implante subdérmico – alta eficácia e proteção por 3 anos.
* Métodos de barreira (preservativos feminino e masculino e diafragma) – eficácia depende do uso correto.
* Pílulas que contem somente progeterona – boa eficácia se não houver falhas/esquecimento.
* Injetável trimestral de progesterona – alta eficácia porém com efeitos colaterais pela alta dosagem.

Retorno da fertilidade: independente do método escolhido, a interrupção pode ser feita no momento em que desejar e a retomada da fertilidade é imediata.

 

Artigo – A saúde nas fases da vida das mulheres!



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Arthur Nory conquista medalha de ouro!

O ginasta brasileiro Arthur Nory conquistou a medalha de ouro na barra fixa no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, realizado em Stuttgart, na Alemanha. Com nota de 14.900, Nory superou o croata Tin Srbic (14,666) e o russo Artur Dalaloyan (14,533). Após as Olimpíadas do Rio, em 2016, quando ficou com o bronze no solo, Nory […]

Leia mais

Bob’s lança nova coleção de Toy Arts de Chaves e Chapolin!

Vejam que bacana! Os personagens de Chaves serão comercializados na rede de lanchonetes Bob’s, em parceria com o SBT. As vendas começarão no próximo sábado (12), Dia das Crianças. Além de Chaves e Chapolin, o Bob’s comercializará Seu Madruga, Bruxa do 71, Quico e Senhor Barriga. Para quem comprar o combo Bob’s Fun&Art, composto de […]

Leia mais

Artigo – Manutenção preventiva de extrusoras e injetoras reduz gastos

Alexandre Farhan*   A melhor maneira de elevar a durabilidade e reduzir desgastes das peças de extrusoras e injetoras é a manutenção preventiva. Esta prática aumenta a vida útil das máquinas e ao mesmo tempo mantém a operação da linha de produção com qualidade e segurança. As máquinas extrusoras e injetoras trabalham com eficiência, eficácia, e ininterruptamente, sobretudo se […]

Leia mais

Saiba como melhorar a comunicação e a convivência com os filhos!

A situação não é rara: de repente, o convívio entre os familiares é envolvido por um estresse debilitante. As crianças brigam sem parar, o filho adolescente fica cada vez mais isolado sem se comunicar e o cônjuge parece estar indiferente. O que fazer quando o lar já não é o mesmo de antes? Para ajudar […]

Leia mais

O que você está esperando para ser feliz?

Quantas  vezes você já adiou a felicidade para uma próxima etapa da vida? Esta sempre foi uma questão importante para o ser humano e é ainda mais agora, pois a sociedade nunca teve seus valores, culturas, tempos e espaços transformados tão rapidamente. Na obra Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, publicada pela Editora Albatroz, o escritor carioca Antoine […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *