Fumar causa a perda dos dentes: saiba como se prevenir

O  hábito de fumar é altamente nocivo para a saúde bucal. Isso porque a nicotina, substância tóxica presente no cigarro, causa a vasoconstrição, provocando a diminuição no calibre das veias, e, com isso, a diminuição do fluxo sanguíneo nas gengivas, ligamentos e ossos ao redor dos dentes.

Além das manchas e do amarelamento nos dentes causados pela nicotina e pelo alcatrão, o fumo ainda causa alterações no sistema imunológico do paciente, tornando a cicatrização mais lenta e a cavidade bucal suscetível a contaminações. Com isso, quando o fumante tem o acúmulo de placa bacteriana, popularmente conhecida como tártaro, a inflamação acaba sendo bem maior porque a região fica propensa ao surgimento da periodontite — doença inflamatória e infecciosa, que pode levar à perda dos dentes.

“Quem fuma tem oito vezes mais chance de desenvolver o problema”, afirma Bruna Ghiraldini, doutora em Implantodontia e coordenadora de P&D da S.I.N Implant System. “Além disso, nos fumantes, a doença costuma ter uma evolução bem mais rápida, caso não seja tratada”, conclui.

Ocasionada pelo acúmulo de tártaro, a periodontite não apresenta sintomas. É um problema crônico e de progressão lenta. “Às vezes, a pessoa nota algum sangramento, mas no fumante este sinal não é tão evidente devido à vasoconstrição”, conta a dra. Bruna.

“É comum o paciente só procurar o dentista quando percebe o dente mole”, diz ela. “Mas, quando isso acontece, a doença já está em estágio avançado, com grande risco de ocorrer a perda dos dentes”, alerta.

Por isso, vale lembrar que, para se prevenir da periodontite, em primeiro lugar, é fundamental visitar o dentista com regularidade. Normalmente, será indicada uma limpeza para controle da placa bacteriana. “O ideal é a cada seis meses”, recomenda a dra. Bruna Ghiraldini.

Durante as consultas ao dentista, o profissional também irá orientar e motivar o paciente, deixando-o ciente de sua responsabilidade em cooperar com o tratamento. “Colocamos em prática um conjunto de ações conhecido como ‘terapia periodontal de suporte’, que tem impacto bastante positivo na manutenção da saúde bucal”, explica Ghiraldini.

E o número de cigarros diário também influi na predisposição a problemas de saúde bucal. Segundo a especialista, indivíduos que fumam mais do que dez cigarros ao dia têm grande risco de desenvolver a periodontite. Por isso, quando o paciente não consegue parar de fumar, a orientação é reduzir o consumo, o que já traz benefícios.

Vale lembrar que quem também que já abandonou o vício e agora é ex-fumante também precisa redobrar os cuidados. É que a doença pode estar presente, ainda que a progressão fique mais lenta, após o cigarro ser descontinuado.

O tratamento da periodontite começa com a remoção da placa bacteriana. Há casos, porém, em que é necessário recorrer à procedimentos cirúrgicos para a reconstrução do tecido ósseo e gengiva. E quando ocorre a perda de dentes, a solução é recorrer aos implantes dentários.

                                       Implantes são a solução indicada quando a perda de dentes é inevitável

Caso os dentes caiam, é possível restaurar a auto-estima e a função mastigatória com os implantes dentários.

Nesse caso, é recomendável que, durante o tratamento, o paciente reduza a quantidade diária de cigarros consumidos e mantenha bons hábitos de higiene.

E após a colocação dos implantes, a regra é tratar essas raízes artificiais como se fossem dentes naturais.  Ou seja, escovação e uso de fio dental, após as refeições, são imprescindíveis. Além disso, é preciso marcar presença no consultório do dentista duas vezes ao ano, para a manutenção da saúde bucal.

A perda dos dentes no tabagista: problema e solução

Causas:

  • Vasoconstrição periférica, causada pela nicotina;
  • Alteração do sistema imunológico do indivíduo;
  • Contaminações na cavidade bucal;
  • Acúmulo de placa bacteriana nos dentes (tártaro);

Como evitar:

  • Fazer uma boa higiene bucal, com escovação e uso de fio dental, minimiza o risco da perda dos dentes.
  • Visitar o dentista regularmente, a cada seis meses;
  • Reduzir o consumo de cigarros. Estima-se que fumar mais de dez cigarros por dia eleva o risco de haver perda dos dentes;
Fumar causa a perda dos dentes: saiba como se prevenir



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Com o objetivo de reduzir o uso de plástico em sua produção, Omo líquido terá embalagem de papel

Com o objetivo de reduzir o uso de plástico em sua produção, a Unilever irá lançar no primeiro semestre de 2022 a sua primeira embalagem de lava-roupas feita à base de papel, para a marca OMO. A novidade utiliza uma nova tecnologia desenvolvida em parceria com o consórcio Pulpex que reúne outras empresas do setor, […]

Leia mais

Mattel lança primeira coleção de bonecas Barbie feitas de plástico reciclado

A Mattel anunciou o lançamento da “Barbie Loves the Ocean”, sua primeira coleção de bonecas feitas de plástico reciclado. “Fizemos grandes avanços na representação, mostrando a diversidade em nossa linha de produtos. Barbie também representa empoderamento e oportunidades iguais, então a sustentabilidade é o próximo grande pilar”, declara Lisa McKnight, vice-presidente sênior e head global de Barbie […]

Leia mais

Vaticano lançará uma moeda retangular para homenagear o 450º aniversário do nascimento de Michelangelo

O Vaticano lançará uma moeda retangular para homenagear o 450º aniversário do nascimento do artista Michelangelo Merisi (1571-1610), conhecido como Caravaggio, informou a Santa Sé. O objeto tem o valor de 25 euros e conta com a reprodução de uma das mais importantes obras de Caravaggio em um dos lados: “O Sepultamento de Cristo”. O […]

Leia mais

Médico cria canudo para dar fim no soluço

Um médico norte-americano pode ter a solução para o seu soluço. Ali Seifi, professor de neurocirurgia e diretor da unidade de terapia intensiva neurológica do University of Texas Health Science Center desenvolveu um canudo que ganhou o nome de HiccAway. O canudo funciona assim: você coloca em um copo d’água e suga a água duas ou três vezes, […]

Leia mais

Marca de shapewear de Kim Kardashian West fornecerá roupas íntimas, casuais e pijamas para as atletas americanas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio

A Skims, marca de shapewear de Kim Kardashian West irá fornecer roupas íntimas, casuais e pijamas oficiais para as atletas americanas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio. De leggings a sutiãs esportivos e minimalistas e cuecas boxer, todas as peças da coleção contêm os anéis olímpicos e a bandeira dos Estados Unidos. No Twitter, Kardashian contou sobre […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *