O que você está esperando para ser feliz?

Quantas  vezes você já adiou a felicidade para uma próxima etapa da vida? Esta sempre foi uma questão importante para o ser humano e é ainda mais agora, pois a sociedade nunca teve seus valores, culturas, tempos e espaços transformados tão rapidamente. Na obra Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, publicada pela Editora Albatroz, o escritor carioca Antoine Abed utiliza-se da boa e velha filosofia, que tanto elevou o conhecimento humano ao longo da história, para ajudar o leitor a encontrar respostas.

Com uma escrita clara e direta, o autor descreve a sociedade atual e desenvolve um pensamento sobre como viver com menos sofrimento. No primeiro capítulo de Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, a teoria do contemporâneo Zygmunt Bauman ajuda a entender melhor o tempo presente:

“A modernidade líquida é marcada por transformações amplas, como a fragmentação do indivíduo (antes, as identidades eram um tanto quanto homogêneas, agora, passam a possuir uma heterogeneidade enorme), enfraquecimento das instituições representativas (o partido ou o sindicato já não possui tanta influência nas decisões sociais) e o conjunto amplo de desregulamentação política, econômica e social.” (pág. 24)

Neste novo mundo fragmentado, o consumo é utilizado como forma de felicidade e inclusão. Além disso, a frustração com o trabalho é comum, pois a maioria das pessoas não vê sentido no que faz e isso impacta todas as áreas da vida. Para encontrar um propósito, o caminho pode estar nas perguntas dos antigos filósofos: “Qual minha razão de ser?”, “Por qual motivo levanto todas as manhãs da minha cama?” ou, ainda, “Se não precisasse de dinheiro, como viveria?”.

O empreendedor e filósofo Antoine tem propriedade para escrever. Em sua vida, pratica o que pensa. Ele é presidente fundador do Instituto Dignidade, filantropo e estudante de Filosofia. Já foi professor voluntário na África do Sul, Quênia e Nepal. Além disso, desafia-se diariamente e pratica o montanhismo, inclusive já tendo alcançado o Everest Base Camp no inverno.

Em sua obra Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, Antoine faz ainda uma deliciosa provocação sobre a utilidade da felicidade. Ele explica que quando algo é “útil” sempre é uma ferramenta para obtenção de outra coisa. Dessa forma, coisas boas nem sempre precisam ser úteis.

A felicidade é perfeitamente inútil. Ela não serve de fundamento ou ferramenta para se alcançar nada além dela mesma. Todo o valor da felicidade está nela mesma. Nenhum homem busca a felicidade objetivando outra coisa. A felicidade é o valor dos valores, tudo está a serviço da felicidade; sendo assim, ela é o fim de tudo.”
(pág. 45)

A diferença entre ser resiliente e, por vezes, saber perder é outro ponto forte do livro. Por fim, apresenta-se um dos maiores textos já escritos sobre a felicidade: a “Carta a Meneceu”, do filósofo grego Epicuro. É neste grande pensador que Antoine se inspira para indicar ao leitor hábitos de vida em direção a uma vida melhor.

Ensaio Sobre a Crise da Felicidade é um resgate às antigas reflexões filosóficas. Leitura indispensável em tempos de transformações sociais tão rápidas.
 

Ficha Técnica:
Título
: Ensaio Sobre a Crise da Felicidade
Autor: Antoine Abed
ISBN-10: 8571450080
ISBN-13: 978-8571450080
Editora: ALBATROZ; Edição: 1ª (2019)
Páginas: 84 páginas
Formato: 21 x 14 x 0,5 cm
Preço: 19,90

O que você está esperando para ser feliz?



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Arthur Nory conquista medalha de ouro!

O ginasta brasileiro Arthur Nory conquistou a medalha de ouro na barra fixa no Campeonato Mundial de Ginástica Artística, realizado em Stuttgart, na Alemanha. Com nota de 14.900, Nory superou o croata Tin Srbic (14,666) e o russo Artur Dalaloyan (14,533). Após as Olimpíadas do Rio, em 2016, quando ficou com o bronze no solo, Nory […]

Leia mais

Bob’s lança nova coleção de Toy Arts de Chaves e Chapolin!

Vejam que bacana! Os personagens de Chaves serão comercializados na rede de lanchonetes Bob’s, em parceria com o SBT. As vendas começarão no próximo sábado (12), Dia das Crianças. Além de Chaves e Chapolin, o Bob’s comercializará Seu Madruga, Bruxa do 71, Quico e Senhor Barriga. Para quem comprar o combo Bob’s Fun&Art, composto de […]

Leia mais

Artigo – Manutenção preventiva de extrusoras e injetoras reduz gastos

Alexandre Farhan*   A melhor maneira de elevar a durabilidade e reduzir desgastes das peças de extrusoras e injetoras é a manutenção preventiva. Esta prática aumenta a vida útil das máquinas e ao mesmo tempo mantém a operação da linha de produção com qualidade e segurança. As máquinas extrusoras e injetoras trabalham com eficiência, eficácia, e ininterruptamente, sobretudo se […]

Leia mais

Saiba como melhorar a comunicação e a convivência com os filhos!

A situação não é rara: de repente, o convívio entre os familiares é envolvido por um estresse debilitante. As crianças brigam sem parar, o filho adolescente fica cada vez mais isolado sem se comunicar e o cônjuge parece estar indiferente. O que fazer quando o lar já não é o mesmo de antes? Para ajudar […]

Leia mais

Artigo – Dólar em alta, empresas baratas?

Por Fernando Cabral* Não é de hoje que a alta do dólar é música aos ouvidos de grandes exportadores, afinal, moeda desvalorizada possibilita vantagem competitiva mundo afora. Com a deterioração do real, estrangeiros desfrutam de bens e insumos com baixo preço em nosso país tropical. Podemos dizer o mesmo para os investidores estrangeiros que desejam […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *