O que você está esperando para ser feliz?

Quantas  vezes você já adiou a felicidade para uma próxima etapa da vida? Esta sempre foi uma questão importante para o ser humano e é ainda mais agora, pois a sociedade nunca teve seus valores, culturas, tempos e espaços transformados tão rapidamente. Na obra Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, publicada pela Editora Albatroz, o escritor carioca Antoine Abed utiliza-se da boa e velha filosofia, que tanto elevou o conhecimento humano ao longo da história, para ajudar o leitor a encontrar respostas.

Com uma escrita clara e direta, o autor descreve a sociedade atual e desenvolve um pensamento sobre como viver com menos sofrimento. No primeiro capítulo de Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, a teoria do contemporâneo Zygmunt Bauman ajuda a entender melhor o tempo presente:

“A modernidade líquida é marcada por transformações amplas, como a fragmentação do indivíduo (antes, as identidades eram um tanto quanto homogêneas, agora, passam a possuir uma heterogeneidade enorme), enfraquecimento das instituições representativas (o partido ou o sindicato já não possui tanta influência nas decisões sociais) e o conjunto amplo de desregulamentação política, econômica e social.” (pág. 24)

Neste novo mundo fragmentado, o consumo é utilizado como forma de felicidade e inclusão. Além disso, a frustração com o trabalho é comum, pois a maioria das pessoas não vê sentido no que faz e isso impacta todas as áreas da vida. Para encontrar um propósito, o caminho pode estar nas perguntas dos antigos filósofos: “Qual minha razão de ser?”, “Por qual motivo levanto todas as manhãs da minha cama?” ou, ainda, “Se não precisasse de dinheiro, como viveria?”.

O empreendedor e filósofo Antoine tem propriedade para escrever. Em sua vida, pratica o que pensa. Ele é presidente fundador do Instituto Dignidade, filantropo e estudante de Filosofia. Já foi professor voluntário na África do Sul, Quênia e Nepal. Além disso, desafia-se diariamente e pratica o montanhismo, inclusive já tendo alcançado o Everest Base Camp no inverno.

Em sua obra Ensaio Sobre a Crise da Felicidade, Antoine faz ainda uma deliciosa provocação sobre a utilidade da felicidade. Ele explica que quando algo é “útil” sempre é uma ferramenta para obtenção de outra coisa. Dessa forma, coisas boas nem sempre precisam ser úteis.

A felicidade é perfeitamente inútil. Ela não serve de fundamento ou ferramenta para se alcançar nada além dela mesma. Todo o valor da felicidade está nela mesma. Nenhum homem busca a felicidade objetivando outra coisa. A felicidade é o valor dos valores, tudo está a serviço da felicidade; sendo assim, ela é o fim de tudo.”
(pág. 45)

A diferença entre ser resiliente e, por vezes, saber perder é outro ponto forte do livro. Por fim, apresenta-se um dos maiores textos já escritos sobre a felicidade: a “Carta a Meneceu”, do filósofo grego Epicuro. É neste grande pensador que Antoine se inspira para indicar ao leitor hábitos de vida em direção a uma vida melhor.

Ensaio Sobre a Crise da Felicidade é um resgate às antigas reflexões filosóficas. Leitura indispensável em tempos de transformações sociais tão rápidas.
 

Ficha Técnica:
Título
: Ensaio Sobre a Crise da Felicidade
Autor: Antoine Abed
ISBN-10: 8571450080
ISBN-13: 978-8571450080
Editora: ALBATROZ; Edição: 1ª (2019)
Páginas: 84 páginas
Formato: 21 x 14 x 0,5 cm
Preço: 19,90

O que você está esperando para ser feliz?



VEJA MAIS SOBRE Notícias


Leilão de carros online: saiba como funcionam e quais os benefícios

Em tempos em que muitas cidades brasileiras estão sob quarentena, devido à pandemia do covid-19, eventos presenciais e aglomerações precisam ser evitados para evitar o contágio com o novo coronavírus, o que está fazendo com que muitas empresas privilegiem o canal online como forma de contato com compradores e de expôr os produtos que trabalha. […]

Leia mais

Clínica Osmilto Brandão retoma atendimento médico no Mundo Plaza

As consultas médicas na Clínica Osmilto Brandão serão retomadas na próxima terça-feira (14), apenas na unidade Mundo Plaza. Os pacientes poderão agendar um horário pelo telefone (71) 3204-5650 ou Whatsapp (71) 98802-6460. Os atendimentos ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.  Para assegurar o bem-estar dos pacientes e de toda a equipe da […]

Leia mais

Slaviero adota Home Office de equipe do Corporativo

A Slaviero Hotéis tomou medidas de precaução contra o avanço do Covid-19 seguindo as normas mundiais da OMS e do governo brasileiro, e produziu 3 materiais com foco na comunicação interna, dos quais constam manuais de prevenção e higiene de todas as suas áreas, equipamentos e rotinas da operação e administração de suas 30 unidades. […]

Leia mais

Marca lança tapete higiênico para pets com alta tecnologia em absorção

A Dog’s Care, acaba de lançar mais uma novidade: o Eco Tapete Higiênico High Premium. Um de seus diferenciais frente aos concorrentes é a camada extra-seca na superfície, o Dog Sec. A tecnologia desenvolvida pela empresa acelera a secagem da urina por meio da passagem rápida para a camada inferior, sem deixar que o líquido […]

Leia mais

Ford desenvolve tecnologia para evitar acidentes de ciclistas com portas abertas          

A Ford apresentou na Europa uma tecnologia para ajudar a evitar um tipo de acidente que tem se tornado comum com o aumento do número de motos, bicicletas e patinetes nas ruas: a colisão causada pela abertura de porta de carros estacionados – ver o vídeo. O “alerta de abertura de porta” emite sinais visuais e […]

Leia mais

FAÇA ESTE BLOG SER AINDA MELHOR, ESCREVA O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *